terça-feira, 5 de maio de 2009

A verdadeira ciência

A verdadeira ciência é a que se faz com registros (medições, documentos, fotografias, filmes, objetos) ou com axiomas verdadeiros. Especulações estão excluídas da ciência. Axiomas verdadeiros, como garantir que são verdadeiros? Portanto, só se pode ter absoluta certeza do que estiver em registros, obtidos de experimentos ou não.
Se uma verdade não foi observada, isto não implica que não exista. Pode-se filosofar sobre ela, mas não se pode fazer ciência com ela. Ciência só é possível com fenômenos que sejam diretamente ou indiretamente observados.
A eletricidade pode ser medida, embora não se consiga visualizar elétrons. Isto não impediu o desenvolvimento da eletrostática e da eletrodinâmica.
A força de gravidade pode ser medida, mas os gravitons, partículas que supostamente geram a gravidade, não puderam ser detectados. Isto não impediu todos os usos que se faz da gravidade, da teoria e da prática.
A teoria do big bang não é ciência, pois erra ao supor que a parte é igual ao todo, e de supor a existência de um início para o que não tem início.
A teoria da evolução não é ciência, pois erra ao supor que algo não totalmente espontâneo seja espontâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário